segunda-feira, 20 de maio de 2013

Porque o educador do século XXI precisa rever sua postura?



O educador do século XXI precisa rever sua postura, pois no mundo globalizado de hoje, com vários recursos tecnológicos, o professor precisa rever novas práticas de ensino, utilizando-se das tecnologias.

O impacto e a velocidade que a tecnologia provoca na sociedade são cada vez mais profundas, e se aplicam tanto à maneira como as pessoas se relacionam e quanto à forma como produzem.

 Neste novo conceito de ensino, o professor esta assumindo o papel de mediador de conhecimentos, pois o processo de ensino aprendizagem deve ser dirigido a um público que não mais recebe e ingere informações, mas interage com as mesmas, interfere no processo e questiona o conteúdo e conceitos. Atualmente, o professor não pode ser um mero fornecedor de informações, mas sim um organizador de situações de aprendizagem.

A tecnologia abriu novos caminhos e possibilidades para que todos busquem novos conhecimentos, isto em todas as áreas principalmente a do ensino escolar. As utilizações destes novos recursos tecnológicos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de aprendizagem, desde que os professores se atualizem a medida em que estas novas tecnologias são introduzidas no ambiente.

A era das Tecnologias exige do professor uma preparação e atualização de fornecer ferramentas para motiva o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento.
O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.

Cabe ao bom educador ter uma visão otimista e construtiva da vida, contribuído para que os alunos se sintam motivados a continuar, e querer aprender, interagindo e criticando para que possam crescer na vida.

A tecnologia nunca substituirá um professor. Ele precisa usar a tecnologia para despertar e aguçar a aprendizagem, a criatividade, o interesse em aprender. Ou, seja, utilizá-la como meio para melhorar a qualidade do ensino.

Há algum tempo houve, realmente, o temor de que o professor seria substituído pelos recursos tecnológicos. Hoje, é fato, que o docente não perderá o seu espaço no processo ensino aprendizagem. Ele deverá estar preparado para usufruir dessas tecnologias e, também direcionar, orientar, debater e utilizá-la como instrumento de motivação dos mesmos. Sabemos que tecnologia nenhuma substitui a troca de experiências e a transmissão de valores que envolvem a relação professor-aluno, fundamental para a formação pessoal de cada um.


Em suma, o progresso tecnológico causou profundas mudanças na sociedade e no modo de vida das pessoas. O aluno não é mais um ser passivo que espera receber conteúdos apenas dominados pelo professor.

O aluno do século XXI é ativo, antenado, capaz de construir o seu próprio conhecimento utilizando os recursos tecnológicos variados que tem à sua disposição. Assim, o professor precisa ser o facilitador e o organizador do uso correto dessas tecnologias, em prol da melhoria do processo ensino aprendizagem. Caso não tenha o conhecimento e o domínio desses recursos, aluno e professor estarão em sintonia diferente, pois não "falarão a mesma língua".

O mundo globalizado, o avanço tecnológico, as gerações "Y" e "Z" são irreversíveis. A escola e o professor precisam ter uma postura capaz de receber, entender e orientar esses novos alunos, hoje não mais passivos, na construção do processo ensino-aprendizagem. Caso contrário, tornarão obsoletos demais para motivar e acompanhar as necessidades do aluno do século XXI.



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