O educador do século XXI precisa rever sua postura, pois no mundo globalizado de hoje, com vários recursos tecnológicos, o professor precisa rever novas práticas de ensino, utilizando-se das tecnologias.
O impacto e a
velocidade que a tecnologia provoca na sociedade são cada vez mais profundas, e
se aplicam tanto à maneira como as pessoas se relacionam e quanto à forma como
produzem.
Neste novo conceito de ensino, o professor
esta assumindo o papel de mediador de conhecimentos, pois o processo de ensino
aprendizagem deve ser dirigido a um público que não mais recebe e ingere
informações, mas interage com as mesmas, interfere no processo e questiona o
conteúdo e conceitos. Atualmente, o professor não pode ser um mero
fornecedor de informações, mas sim um organizador de situações de aprendizagem.
A tecnologia
abriu novos caminhos e possibilidades para que todos busquem novos
conhecimentos, isto em todas as áreas principalmente a do ensino escolar. As
utilizações destes novos recursos tecnológicos podem facilitar e melhorar a
eficácia do processo de aprendizagem, desde que os professores se atualizem a
medida em que estas novas tecnologias são introduzidas no ambiente.
A era das Tecnologias exige
do professor uma preparação e atualização de fornecer ferramentas para motiva o
aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento.
O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
Cabe ao bom
educador ter uma visão otimista e construtiva da vida, contribuído para que os
alunos se sintam motivados a continuar, e querer aprender, interagindo e
criticando para que possam crescer na vida.
A tecnologia nunca
substituirá um professor. Ele precisa usar a tecnologia para despertar e aguçar
a aprendizagem, a criatividade, o interesse em aprender. Ou, seja, utilizá-la
como meio para melhorar a qualidade do ensino.
Há algum tempo
houve, realmente, o temor de que o professor seria substituído pelos recursos
tecnológicos. Hoje, é fato, que o docente não perderá o seu espaço no processo
ensino aprendizagem. Ele deverá estar preparado para usufruir dessas
tecnologias e, também direcionar, orientar, debater e utilizá-la como
instrumento de motivação dos mesmos. Sabemos que tecnologia nenhuma substitui a
troca de experiências e a transmissão de valores que envolvem a relação
professor-aluno, fundamental para a formação pessoal de cada um.
Em suma, o progresso tecnológico causou profundas
mudanças na sociedade e no modo de vida das pessoas. O aluno não é mais um ser
passivo que espera receber conteúdos apenas dominados pelo professor.
O aluno do século XXI é ativo, antenado,
capaz de construir o seu próprio conhecimento utilizando os recursos
tecnológicos variados que tem à sua disposição. Assim, o professor precisa ser
o facilitador e o organizador do uso correto dessas tecnologias, em prol da
melhoria do processo ensino aprendizagem. Caso não tenha o conhecimento e o
domínio desses recursos, aluno e professor estarão em sintonia diferente, pois
não "falarão a mesma língua".
O mundo globalizado, o avanço tecnológico,
as gerações "Y" e "Z" são irreversíveis. A escola e o
professor precisam ter uma postura capaz de receber, entender e orientar esses
novos alunos, hoje não mais passivos, na construção do processo ensino-aprendizagem.
Caso contrário, tornarão obsoletos demais para motivar e acompanhar as
necessidades do aluno do século XXI.
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