quarta-feira, 5 de junho de 2013

A mudança da escrita manual para a escrita digital


A mudança da escrita manual para a digital tem perdas e ganhos. A perda seria na estética da letra manual; disseminação do plágio (copiar e colar textos de um local para outro) sem esforçar a digitação, pois a cópia de textos levava aos alunos a refletir sobre o assunto estudado mesmo que involuntariamente.

A redação manual exige um processo de preparação e planejamento um pouco mais elaborado. Porém, na digitação de textos pode-se selecionar trechos, realizar edições como mover, apagar, substituir palavras, etc. Além disso, a estruturação de um texto ganha agilidade, eliminando rasuras no papel, ou passando a limpo; podendo o aluno dedicar o tempo à autoria material, potencializando produções mais elaboradas.

Outro aspecto é o auxílio na correção ortográfica, onde o usuário é estimulado a pensar acerca de questões ortográfica e pode consultar possibilidades ou sugestões para a escrita da palavra.

Outro ponto favorável é a facilidade de autoria de documentos com estilo e layouts sofisticados. Portanto, a edição digital permite e facilita que um texto seja produzido de forma cooperativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário